sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Quantidade de Tensão - Parte 2 - Tensão Forte

Já devem ter reparado que estou sempre a frisar "Tensão MUITO leve".
Para ser sincero, eu faço tudo menos isso.

Raramente utilizo tensão leve, a menos que seja absolutamente necessário.

O que vou explicar agora já cai na categoria de "Avançado" pois sem terem já desenvolvido um sentido refinado de toque, não irão conseguir aprender esta técnica em condições.


A verdade é que se pode utilizar tensão relativamente forte para abrir uma fechadura.

A palavra forte é bastante difícil de quantificar. Não entendam isto como a "força necessária para desaparafusar um parafuso da jante de um carro".
Lembram-se que as ferramentas são frágeis e dobram ou partem com facilidade.

Para dominarem esta técnica, é necessário dominar primeiro a tensão leve, descrita neste post.


Vou tentar explicar:


Como sabem, a força necessária para levantar um pino é função da quantidade de tensão utilizada. Daí ser necessário encontrar o balanço de que já falei. Quanto maior a tensão, mais força é necessária para levantar o pino.
A força necessária para colocar um pino em Overset também é função da quantidade de tensão utilizada.
A quantidade de força necessária para deixar um pino em Overset é muito maior que a necessária para apenas o levar ao sítio. Isto porque a plug roda uma fracção de milímetro quando o pino está no sítio, e tem que rodar ligeiramente para trás para entrar em Overset.

Vamos imaginar uma escala de 1 a 10, tanto para a tensão como para a força necessária para levantar o pino. Vamos também imaginar que a tensão utilizada é 8 e a força necessária para colocar o pino em Overset também é 8.

Isto significa que eu posso sem problema nenhum utilizar uma força entre 1 e 7 sem correr o risco de forçar o pino para Overset.
Se utilizar uma tensão de 3, diminuí drasticamente o intervalo de força que posso utilizar, e aumentei as hipóteses de ele entrar em Overset.

Esta é a principal razão pela qual eu gosto de utilizar tensão mais forte: dá-me margem de manobra para cometer erros. Posso distrair-me sem implicar "perder todo o meu trabalho".

Esta não é a única razão para eu utilizar esta técnica, mas é a mais importante.

Antes de continuar, vou-vos mostrar um vídeo meu e de um colega Lockpicker.
No meu vídeo (o 1º) dá para perceber que utilizo tensão forte, mas no 2º, é quase levado ao extremo. Este texto foi baseado num texto que ele escreveu sobre a quantidade de tensão, que pode ser visitado em: http://keypicking.com/viewtopic.php?f=9&t=7860&p=68694&hilit=ungodly+tension#p68694:


Esta última é uma fechadura americana de alta segurança (sim, alta segurança mesmo!). Como podem ver, parece bastante violento!

Há outras vantagens de utilizar esta técnica. 
A segunda maior vantagem é o feedback. Torna-se muito mais claro e difícil de passar despercebido (como podem ver nos vídeos, os cliques tornam-se muito mais violentos).

De seguida torna-se mais fácil movimentar o pick dentro da fechadura. Bem... Não mais fácil... Mais seguro!
Digo isto porque com tensão muito leve corre-se o risco de mexer em alguma coisa que não se deve (um pino que já esteja no sítio por exemplo). Com tensão mais forte esse pino vai estar muito mais rígido, então não estragamos o nosso trabalho "por acidente".

Também é muito mais fácil encontrar o Binding Pin.
Conforme vão evoluindo, vão encontrando diferentes pinos de segurança e fechaduras com menos tolerâncias. Muitas vezes encontra-se mais que um Binding Pin. Com tensão mais forte é possível distinguir as diferenças entre eles mais facilmente para saber qual o primeiro a trabalhar.
No entanto, demasiada tensão também pode confundir-nos. Devemos sempre trabalhar num leque variado de tensões, pois cada situação responde a um nível diferente.


A técnica propriamente dita:
Não há muito a acrescentar. É preciso ter muita atenção para não danificar as ferramentas, pois elas são frágeis e dobram com facilidade.
Tem que se encontrar o balanço entre a tensão e a força necessária para levantar os pinos. Ou seja, diminuir a tensão até os pinos começarem a levantar.
Nada que não tenham aprendido até agora, mas tem de ser feito com muito mais cuidado, pois o risco de danificar as ferramentas é maior.

Uma boa forma de treinar e perceber as diferenças entre as técnicas é utilizar uma fechadura que conheçam bem e praticar nela. Experimentem vários níveis de tensão, vejam o que funciona para vocês!


Bouncing Tension:
Uma técnica importante que tem vários objectivos é o Bouncing Tension. Basicamente consiste em balançar o tensor, fazendo mais ou menos pressão nele. Neste vídeo fica mais perceptível:


Para começar isto é memória muscular. É uma forma de testar vários níveis de tensão rapidamente. Com o tempo nem se pensa no assunto.

Por outro lado, alguns pinos, após serem levados ao sítio, estão desalinhados por uma ínfima fracção de milímetro. Forçar a tensão e aliviar muitas vezes obriga-os a ir ao sítio.


Lidar com pinos de segurança:
Aqui é que vêm a maior parte do Bouncing, embora feito de outra forma.
Basicamente lidar com pinos de segurança é igual ao que expliquei anteriormente também.

No entanto, têm que aliviar drasticamente a tensão para os superar.
Eu utilizo um método um pouco diferente de simplesmente aliviar a tensão.

Eu mantenho a mesma quantidade de tensão, mas "puxo" o dedo fisicamente para trás.

Imaginem isto como estarem a ser empurrados por alguma coisa e vocês estão a empurrar no sentido contrário. E querem dar um passo atrás. Podem deixar de fazer força e ser empurrados até ao local que querem mas depois podem não conseguir voltar a fazer força.

Ou então podem manter exactamente o mesmo nível de força, mas dar um passo atrás. Assim nunca deixam de exercer a pressão que estavam a fazer.
É um pouco difícil de explicar, mas praticando chegam lá.

Faço desta forma porque assim garanto que controlo o tensor da forma que quero. É um pouco difícil de dominar a princípio, mas rapidamente chegam la.

Espero ter sido claro!

Aqui fica um vídeo desse meu colega (Xeo) a abrir uma fechadura com uns pinos modificados:



Lembrem-se que há fechaduras que pura e simplesmente não respondem a tensão mais forte e necessitam sempre de tensão muito leve. Deve-se dominar todos os ângulos, e este, mesmo que não se adaptem a ele, é também importante conhecer, pelo menos.
Não pensem que utilizar tensão pesada vos livra de necessitarem de um toque refinado. Ás vezes é necessário que esse toque seja ainda melhor do que com tensão leve. No entanto permite erros que a tensão leve não tolera. E eu aproveito-me disso =)
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário