quinta-feira, 25 de julho de 2013

Raimundo's Custom Tools - Bogotás & Snappers

Hoje vou-vos falar de umas ferramentas especiais, criadas e aperfeiçoadas por um membro bastante respeitado dentro da comunidade Lockpicker, Raimundo.

O Rai é membro dos dois fóruns em que eu participo, www.lockpicking101.com e www.keypicking.com, sob o nome de raimundo e rai, respectivamente.
Há uns anos atrás desenvolveu um conjunto de Rakes que, decididamente, foram considerados uns dos melhores de sempre, os Bogotás:



Os Bogotás foram criados em 1980. O Rai estava em Bogotá (capital da Colômbia) e encontrou uma peça de metal das vassouras de estrada. Como não estava enferrujada nem danificada, decidiu guardá-la para fazer uma gazua, pois uma amiga tinha-lhe pedido para abrir uma fechadura num hospital. Era de um cacifo que ninguém utilizava, e que ela ia ficar com ele.
Disponíveis, apenas tinha duas limas:


E com elas fez o que pôde.

Mais tarde, o design foi aperfeiçoado para um par.
Cedo apercebeu-se que estas ferramentas eram melhores que qualquer ferramenta comercial e decidiu dar-lhes um nome. Como foram criadas em Bogotá, esse nome pareceu-lhe bem.
Mais tarde também justificou essa escolha com o facto de o Bogotá original ter 3 picos. O que lhe fazia lembrar os Andes, pelo menos a parte Colombiana.

Chega de histórias, vamos ao que interessa =)

Picos dos Bogota em detalhe
O par básico de Bogotás é o Triple e o Single Hump. O Triple Hump é um rake e o Single Hump pode ser utilizado tanto como rake como para SPP.
O Rai depois inventou uma forma simples de poder transportar o par sem risco de os perder, com uma mola encaixada num alfinete:
 



Como podem ver, eu tenho 2 pares. E são o inverso um do outro. O de cima é o original, estilo americano, para fechaduras com os pinos em cima. O de baixo é estilo europeu, para fechaduras com os pinos em baixo.
Na verdade, é fácil utilizar qualquer um deles em qualquer fechadura, basta virá-los ao contrário.

Como se utilizam:
Utilizar Bogotás é bastante fácil, embora ligeiramente diferente do Rake comum.
Já devem ter reparado que a pega é diferente das que estão habituados a ver. Isto serve 2 propósitos:

  1. Obrigar a utilizar pouca força. Os Bogotás são ferramentas que requerem um toque muito leve para funcionarem. Obrigando o utilizador a pegar neles de outra forma, e fazendo um dobra Twist Flex na pega, garante isso;
  2. A forma de utilizar os Bogotás não é apenas inserir e retirá-lo de dentro da fechadura. É quase como uma dança, em que se realizam 8's. Fica aqui a explicação em vídeo (o início do vídeo também explica como se insere e retira o Bogotá da mola, pois aquilo tem truque):

Embora pareça, na verdade eu não estou a fazer quase força nenhuma nas ferramentas. Isso é a peça fulcral para elas funcionarem: um toque MUITO leve.
Outra coisa que devem ter reparado, é que a pega da outra ferramenta do par serve de tensor. O que significa que com um par de Bogotás, estão prontos para várias situações! Basta colocar o par na carteira ou prendê-lo à roupa.


Imitações por parte de outras empresas:
O design desta ferramenta é tão bom, que foi copiado por outras empresas. Eu tenho uma dessas cópias e as diferenças são abismais:


Esta cópia é o kit Pagoda da Southord. Para começar há uma grande diferença no tamanho delas. Dá para ver isso no tamanho dos picos. Os Bogotás cabem nas fechaduras mais restritas que são comuns aqui na Europa. Os Pagoda nem sempre. São bem mais difíceis de utilizar.

Depois disso, a própria construção e qualidade deles são diferentes. Como podem ver, os Bogotás são mais arredondados e os Pagoda mais rectos.
E são também muito mais polidos e com um efeito espelhado. Isso tudo reflecte-se na movimentação deles dentro da fechadura.

A minha opinião é que, embora os Pagoda não sejam maus, são apenas uns rakes simples. Os Bogotás são outra coisa.


Onde posso arranjar Bogotás?
Há dois sítios onde podem arranjar Bogotás. Em www.serepick.com ou, preferencialmente, directamente com o Rai. Não vos sei dizer os preços em SerePick, no entanto eles estão esgotados muitas vezes. Com o Rai, podem fazer pedidos específicos (tais como Bogotá estilo europeu) e não pagam mais por isso. O preço dele é $30 U.S.D. com portes de envio incluídos.

Para entrar em contacto com ele, registem-se num dos fóruns e enviem-lhe uma PM. Ele é muito receptivo e cuidadoso com toda a gente e irá servir-vos bem.
Se tiverem dificuldades com o inglês, eu posso servir de intermediário na transacção  mas notem que não me posso responsabilizar por nada que aconteça (que não acontece, já fiz várias transacções com ele e conheço muita gente que também o fez e nunca houve um único problema).


Posso construí-los eu?
Sim!
O Rai disponibilizou online o tutorial para os construir. É bastante simples, basta seguir à risca o que ele diz, pois TUDO está pensado e tem uma razão de ser. Podem fazer o download aqui:
Parte 2

Aqui está um vídeo do Rai a fazer Bogotás, o que vos vai ajudar também:


Para que servem os outros Bogotás?
Os outros são designs posteriores. Servem para configurações de pinos mais estranhas. Basicamente a sua utilização depende do insucesso do Bogotá anterior. Há uma review um pouco mais detalhada em http://www.theamazingking.com/bogota.php (como nunca os utilizei, não vou falar do que não sei!) =)



Snappers

Além dos Bogotás, o Rai também criou um Snapper. Basicamente o que ele faz é bater nos pinos todos ao mesmo tempo, aproveitando-se da 3ª Lei de Newton para fazer os Driver Pins saltar, desbloqueando a sheerline momentaneamente, tal como as Bump Keys. Facilmente se apercebem que isto é uma versão mais barata da Pick Gun.
O conceito de Snapper não foi inventado por ele. Ele é que criou um muito funcional e ergonómico:

Posteriormente, e isto foi uma adaptação minha, coloquei um tensor TOK:

O Snapper pode ser transportado junto dos Bogotás numa peça única:

Ficam aqui 2 links com mais imagens:




Aqui fica a forma de serem utilizados, e de seguida, como fazer SPP com o Single Hump Bogotá:


Normalmente eu sou a favor do SPP. Mas os Bogotás já me permitiram abrir imensas fechaduras que estão além do meu nível actual. São, sem sombra de dúvida, uma adição importante a qualquer kit.
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário