quarta-feira, 10 de julho de 2013

Pinos de Segurança 1 - Spools

Finalmente está na hora de abordar os pinos de segurança!

Os pinos de segurança, ou também chamados pinos anti-gazua, são utilizados para frustrar as tentativas de Lockpicking. Comportam-se de forma parecida aos pinos normais, mas não deixam a fechadura abrir.

Se soubermos o que estamos a fazer, fazem pouca diferença, mas eles conseguem impedir (pelo menos em parte) as técnicas mais básicas de Lockpicking.

Hoje vamo-nos focar nos pinos mais comuns encontrados: Spools
Imagem retirada de http://lockpicking-pt.blogspot.pt/

Spool significa Carreto, é a forma que eles têm.

Mas então o que eles fazem de diferente?
Devido ao seu corpo mais fino, eles permitem que a plug rode um pouquinho antes de bloquear. Qualquer coisa entre 5º e 10º:
Imagem retirada de Lockpicking Detail Overkill, gentilmente cedida pelo autor, Solomon (password: evva3ks)

Esta posição é chamada False Set. Quando se lida com um spool, por mais pequeno que seja o False Set, ele vai ser óbvio. Sempre! Vão sentir como se a fechadura abrisse, no entanto bloqueia.


Lidar com Spools é simples. Vejam a lógica:
Na imagem, se levantarem o pino mais um pouco, o que acham que acontece?
O Spool vai "tentar endireitar-se" durante a subida e forçar a plug no sentido contrário. Isto traduz-se numa rotação contrária ao sentido em que estão a dar tensão - Contra-Rotação.

O truque é aliviar a tensão (sem nunca deixar de a exercer) e deixar que a plug rode para trás enquanto se levanta o pino em questão. Assim que ele atinja a sheerline, ele comporta-se como qualquer outro pino que seja levado ao sítio - passa-se para o próximo binding pin, se existir. Se não existir, a fechadura acabou de abrir.

Aqui estão 2 vídeos onde se consegue ver o False Set e a Contra-Rotação. No primeiro vídeo ela é muito notória. No segundo nota-se menos mas está lá:



Para perceberem exactamente o que se está a passar, existe um vídeo que explica muito bem o false set. Está em inglês, e caso não percebam a fala, pelas imagens vocês conseguem perceber o que acontece dentro da fechadura, e como os Spools se comportam:



Agora vem a parte difícil!
Numa fechadura com Spools, o comum é que sejam todos Spools excepto um, que será um pino normal. Isto acontece porque se fossem todos iguais, a plug teria uma tolerância muito grande para cada lado, o que poderia danificar os pinos e/ou molas ao inserir e retirar a chave. Para evitar isso, coloca-se um pino normal que obrigue a plug a estar no sítio.

O problema de haver Spools é a Binding Order.
Num False Set, em qualquer Spool que se levante vai fazer a contra-rotação que falei. Se não estiverem atentos e levantarem qualquer um, vão ficar lá um bom bocado, porque não estão a seguir a verdadeira Binding Order, o que significa que uns pinos vão caindo enquanto levantam outros.
Têm que encontrar o pino que vos dê o maior feedback. Esse é o Binding Pin.

O feedback que vocês procuram é uma acentuada contra-rotação mal comecem a levantar o pino. Os outros vão dar uma sensação "elástica" (springy) antes de apresentarem a contra-rotação (geralmente menos acentuada também).


Acharam complicado? Agora é que vem a parte complicada!
Vamos imaginar uma fechadura com 4 Spools e 1 pino normal com uma Binding Order de 1-2-3-4-5. O pino 3 é o pino normal.
Vocês procuram o Binding Pin e sentem-no no 3. Isto porque embora não seja o Binding Pin, o corpo deste pino é que está a ser forçado contra a plug (o Spool é mais fino no centro como viram). Levantam-no e sentem a fechadura entrar em false set. O próximo pino a levantar será o pino 1. Sentem a contra-rotação e assim que ele vai ao sítio, sentem que o pino 3 caiu e já não estão em False Set. Como é que é possível?

O que acontece é que a Binding Order não se altera ao utilizar Spools. O verdadeiro Binding Pin continua a ser o primeiro, embora vocês sintam um binding mais forte no 3, porque é ele que está a ser pressionado contra a plug (lembrem-se que o corpo do pino 3 é mais grosso que o do pino 1). No entanto, a parte de baixo do Spool (a parte mais larga) continua a estar uma fracção de milímetro mais perto da plug que o pino 3. Então quando vocês o levantam, ela vai fazer com que o pino 3 volte a ter uma pequena folga e caia para o seu local inicial.

Imediatamente podem voltar a levantar o pino 3, pois ele vai parecer o Binding Pin outra vez. Mas assim que levantem o pino 2, ele vai cair e vão sair do False Set outra vez (lembrem-se que neste caso a Binding Order é 1-2-3-4-5).

Se seguirem este método, o que vai acontecer é que para abrirem a fechadura vão ter que levantar os pinos por esta ordem: 3-1-3-2-3-4-5, pois o 3º pino vai estar sempre a cair quando levantam outro pino que vem primeiro na Binding Order. Neste caso pode não parecer nada de especial, mas num caso em que a binding order seja de, por exemplo, 2-5-1-4-3, o procedimento será (sendo o pino normal o 3 na mesma): 3-2-3-5-3-1-3-4-3, sempre a entrar e sair de False Set. Isto é uma perda de tempo.

O truque é não levantar logo o Binding Pin. Embora possam, na verdade não o querem.
Claro que no início é a escolha acertada a fazer. Mas quando sentirem que entraram neste loop infinito, o que devem fazer é determinar qual é o ou os pinos normais. Sabendo isto não lhes toquem, procurem primeiro qualquer outro Binding Pin (sendo Spools, provavelmente só sentem que é o Binding Pin depois de o levantarem até ao limite, que é quando a parte mais larga dele toca na plug). Quando não encontrarem mais nenhum Binding Pin, levantem o pino normal e continuem á procura do próximo Binding Pin.

É muito importante irem tomando notas mentais do que se vai passando!


Para complicar mais um bocadinho:
Nem sempre o centro do Spool está alinhado com a Sheerline como nas imagens anteriores. Muitas vezes a Sheerline está alinhada com a parte inferior do pino (a parte mais grossa) fazendo parecer que este é um pino normal. Neste caso não há grande problema. Levanta-se um pouquinho e está no sítio, nem sequer foi a false set.
Também acontece que ás vezes a Sheerline está alinhada com a parte superior do pino (mais grossa também). Quando o levantam, sentem o clique do pino a ir ao sítio, mas na verdade ele só entrou em False Set. Se este for o último pino, não há grande problema, basta levantar um pouco mais e sentir a contra-rotação. 

No entanto, se não for o último pino, ele ficou só em False Set mas vocês não sentiram logo a rotação porque ainda há outros Binding Pins, e vocês só se vão aperceber quando a fechadura entrar num False Set real em que roda um pouco mas não abre. Quando isto acontecer e vocês procurarem o Binding Pin, este vai ser aquele pino que falei agora. E quando o levarem ao sítio, tudo o que foi levantado após esse vai cair, pois estão depois dele na Binding Order.

Desde à muito tempo que sempre que levanto um pino até ao sítio, sinto o clique, e volto a testá-lo outra vez por causa desta situação. Se sentir que estou a "bater numa parede" largo o pino e passo para outro. Ele já está no sítio. Se houver mais contra-rotação ou cliques, investigo. Pode ser muita coisa.

Esta última parte, embora não seja incomum, também não acontece assim tantas vezes como se possa pensar. Mas existe a possibilidade, e convém que estejam preparados para ela. É uma boa ideia testar o pino segunda vez mesmo depois de sentirem o clique. Utilizar muito pouca força claro, mas se ele estiver no sítio vai parecer que estão a empurrar algo muito duro. Qualquer outro feedback que sintam provavelmente significa que o pino ainda não está no sítio.


Aqui tem 10% do que vocês precisam de saber para ultrapassar Spools. Os restantes 90% é PRÁTICA!

Acreditem, estes pinos são bem mais fáceis do que parecem. Esta explicação pode parecer complicada, mas eu estou a ser exaustivo e a explicar tudo o que pode acontecer.
De um modo geral o procedimento é: False Set, Levanta o pino enquanto alivia tensão (muito importante aliviar a tensão!), Contra-Rotação, Set.
O resto vão percebendo conforme estes pinos vos vão aparecendo à frente.

Na verdade, quantos mais Spools uma fechadura tiver, mais fácil se torna para mim. O feedback torna-se muito mais claro, e dá-me muito mais margem para erro. Pode apenas demorar um pouco mais de tempo a abrir porque posso ter que voltar atrás algumas vezes. Mas fica, de qualquer forma, mais fácil. Estes pinos apenas atrapalham pessoal sem grande técnica ou conhecimento, nada mais.

Próximo post, algo mais complicado: Pinos Serrados =)
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário