quarta-feira, 24 de julho de 2013

KLOM 9pc Lockpick Set - Uma review

Bom, hoje vou fazer uma pequena review a um set de Lockpicking muito barato, que pode muito bem servir para se iniciarem no hobby.

Vou já frisar que este conjunto NÃO é nada de especial, e se querem continuar, irão ter que adquirir outras ferramentas ao longo do tempo. No entanto, depois de o experimentar verifiquei que até compensa bastante, não só pelo preço, mas sim pela qualidade. Irá servir-vos bem durante bastante tempo. Fiquei agradavelmente surpreendido com ele.

O conjunto é da marca KLOM, uma marca chinesa (penso eu) que fabrica várias ferramentas de Lockpicking.
Pode ser adquirido por cerca de 5€ com portes de envio incluídos em http://dx.com/p/advanced-9-piece-set-lock-picks-16417.

Este kit consiste em 9 gazuas e um tensor:




Vamos analisar o conteúdo:
Ganchos de vários tamanhos
Os ganchos, da esquerda para a direita:
  • Os 2 primeiros são os mais básicos. São os ganchos curtos, que servem para a grande maioria das fechaduras (slimline);
  • O 3º é um gancho médio, para configurações um pouco mais complicadas (slimline);
  • De seguida 2 ganchos longos para configurações mais extremas (slimline);
  • Por último, um gancho curto regular.

A diferença entre as ferramentas regulares e slimline é a sua grossura. Na Europa, a maioria das fechaduras são mais estreitas que na América, pelo que é importante utilizar ferramentas mais finas que possam movimentar-se dentro da fechadura.

Os 2 ganchos curtos são facilmente movimentados nas fechaduras comuns aqui, pelo que os recomendo.
Por outro lado, nas situações que encontrem fechaduras menos restritas, recomendo a utilização do gancho curto regular (o último), pois é mais resistente e tem um pequeno sulco na ponta que permite "encaixar" o pino mesmo no seu meio, o que facilita bastante a sua utilização.
Pode-se "cavar" um pouco mais esse sulco, embora não seja absolutamente necessário.

De seguida:

Da esquerda para a direita:
  • Rake para automóveis. Sinceramente não é grande coisa para o efeito. Pode ser modificado para fazer outro gancho se preferirem;
  • Half-Diamond. Uma das ferramentas mais versáteis de qualquer set. Pode ser usado para SPP ou para Raking;
  • Rake para fechaduras de pontos. Fiquei bastante desiludido com esta ferramenta. É demasiado grande para 90% das fechaduras de pontos que se encontra, logo de muito pouca utilidade.

E o tensor:

Este tensor entra na maioria das fechaduras encontradas por aí. A ponta de baixo é ligeiramente mais larga que a de cima, embora seja desnecessário pois a de cima tem um tamanho bastante universal.

É possível adaptar e tornar essa ponta num Tensor TOK, de forma a ficar mais versátil:


Utilização:
Surpreendentemente, as pegas são bastante confortáveis de segurar.
As ferramentas são um pouco compridas demais para o meu gosto (entre 14 e 15cm), no entanto a parte metálica tem o tamanho ideal. Apenas a pega é grande demais. Isto não interfere na sua utilização, mas pode tornar-se complicado guardá-las numa bolsa.

Elas até dão um feedback razoável (muito melhor do que eu estava à espera) do que se passa dentro da fechadura.
Apenas não gostei da resistência do metal. Se não for utilizado com algum cuidado (algum, não é preciso tratarem-nas como se fossem de vidro!), pode dobrar facilmente para os lados. Não é nada de especial, e podem sempre endireitá-las de novo, mas vale a pena apontar.


Serviço da empresa:
Já fiz várias compras na DX. São bastante atenciosos e as coisas costumam vir da mesma forma que são descritas na página.
Por vezes as ferramentas vêm um pouco descoloradas (não estas, comprei alguns sets iguais e todos vieram impecáveis) ou dobradas, mas nada que se possa considerar danificado.
Os tempos de envio é que são bastante demorados. Normalmente demoram entre 3 semanas a um mês para chegar.


Opinião final:
Repetindo o início do post, acho que é um kit óptimo para iniciar. A qualidade é relativamente boa e o kit é bastante completo.
Fazem falta mais alguns tensores, mas isso pode ser facilmente tratado.
É uma excelente opção para quem deseja iniciar sem gastar muito dinheiro.

Eu fiz um pack com este kit que disponho para quem o quiser adquirir. Mais detalhes disponíveis na página "Como Comprar?".
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário