domingo, 7 de julho de 2013

Estado dos pinos dentro da fechadura

Enquanto estamos a manipular a fechadura, é necessário visualizar o que está a acontecer lá dentro.

Para isso utilizamos 3 sentidos: Tacto, Audição e Visão, por ordem de importância.

O Tacto é a mais importante. Tudo o que acontece dentro da fechadura é transmitido à ferramenta e, por sua vez, ás nossas mãos.
A Audição complementa esse acontecimento através dos cliques que podem ou não ser audíveis.
A Visão, embora secundária, pode ajudar a ver os pinos se o ângulo o permitir.

De qualquer forma, devemo-nos sempre focar no tacto. Esse é o único meio 100% fidedigno de compreender o que realmente se passa lá dentro. O som do clique não pode nem deve ser aceite como certo, apenas como complemento, pois há situações em que pode ser enganador.

Aqui está um dos meus primeiros vídeos, uma situação que representa na perfeição o que estou a explicar:


Como podem ver, estou a utilizar luvas de moto para o abrir. Esta era a forma de eu refinar o meu tacto, pois as luvas "abafavam" grande parte do feedback da fechadura.

Este cadeado tem uns pinos de segurança serrados. O que acontece é que quando eu levanto o pino, ele faz o som do clique quando passa na parte serrada do pino, levando a pensar que ele já está correctamente no sítio. Durante o filme todo estão sempre a ouvir cliques, alguns dos quais são o verdadeiro clique quando o pino está no sítio, mas na sua grande maioria são a partes serradas dos pinos. Através do tacto é que podemos sentir se estão no sítio ou não, pois se ouvirem os cliques, dificilmente se apercebem das diferenças (há diferenças que podem ser exploradas, mas voltarei a isto mais tarde).



Bem, voltando ao estado dos pinos. Há muita coisa que pode acontecer durante a sessão de Lockpicking:
Imagem retirada de Lockpicking Detail Overkill, gentilmente cedida pelo autor, Solomon (password: evva3ks)

A - Pino em descanso  É a posição natural dos pinos quando nada está a acontecer na fechadura (utilização de chave, por exemplo). Eles são empurrados para baixo (ou para cima, dependendo da orientação da fechadura) pela mola;
B - Set, ou melhor, "no sítio". Este pino foi levantado até ao sítio correcto, desbloqueando a sheerline naquele local;
C - Overset, este pino foi levantado acima da sheerline, ficando o keypin a bloqueá-la;
D - Underset, este pino não foi levantado o suficiente;
E - False Set, esta é quando existe um pino de segurança. Normalmente comporta-se e faz-nos crer que o pino está no sítio (Set) quando não está. No fim a fechadura deveria abrir e não abre.

Overset:
O Overset geralmente acontece em duas situações: Quando se força demais um pino já no sítio, ou quando tentamos chegar a um pino muito alto que está atrás de um muito baixo, situação explicada num outro post.

No primeiro caso, é simples de evitar. Não forçar nada. Se um pino está demasiado duro é porque há tensão a mais, não estão a pressionar o pino mas sim uma parte do interior da fechadura, ou ele já está no sítio. De qualquer forma, nunca forcem. Voltem a ele mais tarde.

No segundo caso, as coisas complicam-se. Como podem ver na imagem, para levar o pino ao sítio, obrigamos outro pino a entrar em Overset:

Neste caso, como já expliquei no outro post, a vossa hipótese é utilizar outra ferramenta com um alcance maior (gancho longo por exemplo) ou inverter a direcção da tensão para o pino mais curto ser o binding pin primeiro (o que faz com que não haja problema em fazer Overset momentaneamente no pino mais fundo porque ele cai para o sítio depois.

A melhor forma de saber que fizeram Overset é quando ao levantar um pino, muitos outros já no sítio caiem e voltam ao sítio. E o pino que vocês levantaram também volta a descer, pois deixou de ser o binding pin.

Por este motivo é muito importante tirar notas mentais do que vai acontecendo dentro da fechadura. Não precisam de ser absolutamente exactas (embora ajude), mas pelo menos ter uma ideia do que já fizeram para quando isto acontecer (que vai acontecer), poderem voltar a este ponto rápida e facilmente para analisar o que se passou.

Reverse Picking:
Vamos agora analisar uma situação e uma técnica que, embora não muito comum, acontece.
Imaginem que vocês levantam o pino 4 até a sheerline, antes da vez do pino 2 (contar os pinos da direita para a esquerda, o pino 4 é o que está a ser levantado pelo pick). No entanto mal ele esteja no sítio, o binding pin seguinte é o 2 (que está em Overset). O que acontece é que esse pino vai ficar preso acima da sheerline, não permitindo continuar pois mais nenhum pode ser o binding pin.

Neste caso há muito pouco a fazer. Podem recomeçar com tensão na outra direcção e rezar para que funcione, ou podem fazer o chamado reverse picking. Esta é uma técnica bastante simples em teoria, mas que é necessário algum treino e muito controlo de tensão para fazer correctamente. Basicamente é aliviar a tensão o suficiente para o pino cair, mas não passar para baixo da sheerline. Há quem faça tensão pulsante, aliviando e apertando outra vez muito rápido até ele ir ao sítio. Eu, pessoalmente alivio ligeiramente e deixo que as coisas funcionem por si mesmas. Como sabem, quando o pino desbloqueia a sheerline, esta roda uma fracção de milímetro. A única dificuldade é aliviar a tensão no ponto exacto em que o pino começa a descer mas sem deixar cair mais nada. Assim que ele passe a sheerline, como ainda existe tensão (pouca, mas está lá), a plug vai rodar essa fracção de milímetro, não permitindo que o driver pin também a passe. Controlo de tensão, MUITO IMPORTANTE.

____________________________
Vamos recapitular:
- Não façam força nos pinos. Se ele não sobe, voltem a ele mais tarde;
- Tirem notas mentais;
- Ataquem sempre os pinos em ângulo, de forma a não perturbar os pinos que já estão no sítio (utilizem o fundo da fechadura como alavanca);
- Não tentem fazer o impossível, se um pino não vai ao sítio, façam uma suposição do porquê, e escolham uma ferramenta mais apropriada. Ou façam o reverse picking, dependendo da situação;
- Se nada funcionar, alterem a direcção da tensão.

Estes últimos pontos foram retirados e traduzidos de Lockpicking Detail Overkill (password: evva3ks).


Underset:
Este é fácil, e quase não há nada a dizer. Se não levantaram o suficiente, não ouviram clique, logo é necessário levantar o pino mais um pouco.


False Set:
Será abordado no próximo post =)
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário