domingo, 30 de junho de 2013

Fechaduras Cruciformes - A falsa sensação de segurança

Hoje vou-vos falar de um tipo de fechadura muito comum, geralmente associado a uma grande segurança: as fechaduras Cruciformes.



Normalmente pensa-se que são de alta segurança, e que são muito mais difíceis de abrir. Nada mais longe da verdade.

Em que consiste uma fechadura deste género?
Basicamente é EXACTAMENTE a mesma coisa que uma fechadura normal. Só que em vez de ter uma fila de 5 ou 6 pinos, tem 4 filas de 3 ou 4 pinos, ou seja, entre 12 a 16 pinos. Isto para fechaduras residenciais. As cruciformes para janelas e fechaduras secundárias normalmente têm apenas 3 fileiras de 2 pinos cada uma. Ou seja 6:




Será que isso torna a fechadura mais segura?
Em teoria sim.
Quanto mais pinos tiver, mais difícil se torna abri-la.
No entanto, a grande maioria destas fechaduras que vemos aí são de marcas inferiores, que utilizam material de baixa qualidade para as fabricar (por isso é que são baratas).
O que faz com que existam tolerâncias no alinhamento dos pinos e se tornem fáceis de abrir.

Existem ferramentas especializadas para abrir estas fechaduras. Os chamados Cross Picks, disponíveis por menos de 10€ na internet. Aqui está um exemplo:


No entanto, podem ser abertas com SPP (leva um pouco mais tempo, mas é fácil o suficiente). Esta é uma fechadura Portuguesa muito comum:


Como podem ver, estas podem ser abertas em pouquíssimo tempo, utilizando as ferramentas certas.
Os Cross Picks, se bem utilizados (requerem alguma prática) podem ser uma ferramenta muito útil num assaltante.
A técnica é muito básica mas existem umas nuances específicas que não irei abordar aqui. Vou só abordar o funcionamento básico da ferramenta em si. Aqui está um exemplo de um Cross Pick super barato:



É constituído por: Pega, Tensor e Rakes.
O tensor entra na fechadura e aplica-se alguma tensão enquanto se empurram e puxam os rakes dentro da fechadura.
Normalmente ela abre em menos de 1 minuto por alguém minimamente experiente. E quando falo em abrir, significa dar as voltas necessárias para destrancar mesmo a porta.

Também há grupos (nomeadamente o mesmo tipo que abordei num post anterior), que fazem estas ferramentas. Embora pareçam mais rudimentares, a verdade é que uma ferramenta feita "por medida" pode ser muito mais eficaz, devido à nossa própria técnica. Aqui está um exemplo de uma:



Qual a vantagem desta fechadura?
Bem, a meu ver, afugenta o ladrão simples sem preparação nenhuma. Também têm uma particularidade que para dar uma volta completa, tem que se abrir 4x, pois os pinos bloqueiam a cada 1/4 de volta. Mas como já viram, podem ser abertas em segundos na mesma.


O Youtube está carregado de vídeos destas fechaduras a serem abertas. Estas ferramentas são vendidas em qualquer site online da área. A técnica ganha-se com um pouco de prática.
Estas fechaduras são boas como fechadura secundária, ou parte de algum mecanismo de fecho. Não como a fechadura em que vocês dependem.
Para uma fechadura destas ser boa teria que:

  1. Ser construída em materiais de qualidade - se ela pode ser forçada, furada, partida, removida, etc, não interessa que seja muito difícil de abrir - e a grande maioria destas fechaduras são susceptíveis a este tipo de ataques;
  2. Ter pinos anti-gazua - Pinos anti-gazua (ou de segurança) são pinos cujo objectivo é frustrar o Lockpicking. Nomeadamente em técnicas como Raking, em que os pinos não são manipulados individualmente, trazem algumas dificuldades a um atacante com menos experiência;
  3. Molas com diferentes pressões - Quando a pressão exercida sobre os pinos pelas molas é diferente de uns para os outros, o Raking também se torna difícil, pois a tensão necessária para levar um pino ao sítio é diferente da do pino seguinte. Em SPP isso não oferece grande problema, pois ajusta-se a tensão, mas em Raking nunca se sabe muito bem o que está a acontecer dentro da fechadura, pelo que atrasa um pouco o processo. Elas também ajudam a prevenir o Key Bumping;
  4. Utilização de pinos e placas anti-broca - voltando ao primeiro ponto, há muitas técnicas de proteger uma fechadura, sendo os pinos anti-broca os mais fáceis de colocar no processo de fabrico destas fechaduras.

O problema é que a maioria das marcas não fazem estas fechaduras com qualidade.
Enquanto as pessoas continuarem a acreditar que estas fechaduras são muito seguras, as marcas vão continuar a vendê-las assim.

Volto a repetir. Estas fechaduras são boas como fechadura secundária, ou para grades, janelas, etc. Não deixem que a vossa segurança dependa delas.


_______________________

Para finalizar, vou apenas falar de outro tipo de fechadura, bastante incomum, mas produzido por uma empresa Portuguesa.
À primeira vista parece uma fechadura seguríssima. Mas continua a ser uma fechadura tradicional (apenas tem uma fileira de pinos extra) com tolerâncias graves que abre demasiado facilmente.


Aqui fica o aviso:
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário