terça-feira, 11 de junho de 2013

Aberto em segundos - 2 técnicas diferentes

Todos já viram nos filmes a abrir fechaduras em segundos.
Há quem acredite que é mesmo assim, e há quem diga que é mesmo só nos filmes.

Bem...
Estão todos certos. De facto há fechaduras assim. Mas são apenas as "rascas" que não valem os 2€ que custam:


Este é um método diferente do que expliquei anteriormente.
É um método mais rápido mas mais falível. Para fechaduras fracas praticamente não necessita de técnica. O que se torna um problema quando as pessoas protegem a sua casa com fechaduras destas.

Os dois principais métodos de lockpicking são o Single Pin Picking (SPP), que consiste em manipular cada pino individualmente; e o Raking que consiste em manipular "aleatoriamente" vários pinos ao mesmo tempo.
Para isso existem ferramentas especializadas. Os chamados Rakes. Têm formas diferentes dos tradicionais ganchos, pois trabalham vários pinos de uma vez. Os mais conhecidos e vulgarmente utilizados são:
  • Snake Rake:



  • Long (L) ou City Rake:

    Todos se utilizam mais ao menos da mesma forma. Inserir e retirar da fechadura, utilizando vários ângulos de entrada e saída. Aqui está um vídeo que explica a técnica em mais detalhe. Mais uma vez, se perceberem inglês excelente. Senão, vejam as partes onde a fechadura é focada.


    Como podem ver, não interessa se o fazem depressa ou devagar. É uma questão de preferência. O importante é tentar utilizar a ferramenta em vários ângulos para obrigar os pinos a irem ao sítio:
    Movimento do Rake dentro da fechadura


    Para realizar esta técnica é necessário usar tensão MUITO leve. Quanto mais leve mais rapidamente a fechadura abre. A rapidez é inversamente proporcional à tensão utilizada. Está provado e mais que provado.

    Esta não deixa de ser uma técnica falível. Primeiro, para fechaduras baratas qualquer forma serve. Mas para fechaduras de qualidade, é necessário muita prática. Prática que não é possível explicar, apenas vem com..... Acertaram, PRÁTICA! Estou a falar de ajustar a tensão e os ângulos de utilização da ferramenta enquanto tentamos abrir a fechadura. Decisões que tomamos em fracções de segundo através do feedback que recebemos da fechadura.

    Há também o caso de a configuração dos pinos não permitir ou, pelo menos, dificultar muito esta técnica. Se a chave tiver cortes extremos (uns muito grandes, outros muito pequenos), é mais difícil abrir desta forma, e talvez o ideal será passar para o SPP. Por isso evitem as chaves com cortes muito uniformes:
    Comparação de uma chave com o Long Rake


    Long Rake serve não só para esta técnica. Como vêm na imagem, ele assemelha-se muito ao corte de algumas chaves. Uma técnica também usada várias vezes é inseri-lo na fechadura e colocá-lo em vários ângulos. De vez em quando a configuração de pinos é tão uniforme que a ferramenta consegue simular a própria chave.


    Vantagens desta técnica: Rapidez. Apenas isso. Numa situação na vida real eu tento sempre utilizar isto inicialmente porque assim posso poupar tempo. Se isto não funcionar, apenas perdi 1 minuto desnecessariamente. Também só tento isto em fechaduras rascas ou que conheço que sejam susceptíveis de abrir assim. Noutras nem sequer perco tempo.

    Esta é uma técnica engraçada para mostrar aos amigos a rapidez com que se abre uma fechadura. Mas não se iludam. Só com isto nunca vão ser consistentes no Lockpicking. O SPP é a forma correcta pois sabem EXACTAMENTE o que está a acontecer dentro da fechadura. O Raking tem sempre o seu quê de sorte. E nunca nos devemos basear na sorte para sermos bons.

    Existem muitos outros Rakes. Alguns não valem a pena abordar porque são a mesma coisa. Outros voltarei a eles noutra altura porque são, de facto, especiais.


    Não esquecer: Na próxima vez que comprarem fechaduras, procurem uma com cortes extremos (alto/baixo/alto/baixo é o ideal), ou pelo menos um corte muito baixo.
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário